26/02/2010

Historia

O escutismo de Ronfe teve a sua fundação oficial em 25 de Agosto de 1935. Segundo dados recolhidos junto de vários antigos escuteiros, já em 1930 existia uma Patrulha composta por oito rapazes a que davam o nome de “Patrulha Raposa” e era constituída pelos seguintes elementos:
. Francisco Gomes da Cunha
. Júlio Rodrigues (Carvelho)
. Joaquim Rodrigues
. Joaquim Lemos (Piurra)
. Joaquim Félix (Garoto)
. Manuel Mota
. António Ferreira Gomes
. Davide Apulonário

Uma patrulha que funcionava anexada a um grupo de Guimarães, onde recebiam instruções que lhe eram ministradas por três elementos do primeiro Agrupamento Nacional, Nº 1 da Sé de Braga, dos quais sabemos chamarem-se Constantino (chefe), Xavier e Carlos (caminheiros).
Essa patrulha consegui manter-se estável até ao ano de 1934, altura em que por vários motivos a maior parte dos seus elementos se ausentaram da nossa freguesia, tendo apenas permanecido Francisco Gomes da Cunha que logo após algum tempo também foi obrigado a abandonar para cumprimento de serviço militar.
Após o seu regresso da vida militar que apenas durou quatro meses (tempo normal dessa época) o Francisco G. da Cunha apresentou ao Pároco da freguesia um projecto, ao qual ele deu o seu oval, bem como o seu coadjutor Pa. Joaquim Almeida Ferreira da Silva, o qual abraçou a ideia tornando-se ele próprio o grande dinamizador; passando a alertar os jovens nas suas homilias das celebrações Eucarísticas Dominicais.

Ver Mais

Sem comentários:

Enviar um comentário